Terminar ou não o maravilhoso sonho de Gaudí?

Igreja2

As vezes acho que as gruas da construçao deveriam ficar para sempre lá, pois parece que a riqueza de detalhes projetadas por Gaudí nunca poderão ser concluídas!

 

Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico da cidade catalã de Barcelona (Espanha), desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã.

Financiado unicamente por contribuições privadas, o projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva.
A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudí.

Salone del Mobile – Milano

Um olhar sobre Cartagena – patrimônio histórico UNESCO

Em visita a Cartagena, Colômbia.
Quase 2 milhões de habitantes e a quinta economia do país, mescla o lado bom do Caribe – clima e belas Ilhas, com história e agito de uma metrópole que busca uma reorganização política, social e econômica.
Mas é ao limite das muralhas que dedico este post.
Colonizada por espanhóis que por anos brigaram com britânicos por seu domínio, entre 1608 e 1796 foram construídas as muralhas de proteçao da cidade. Verdadeiro forte que hoje guarda o centro histórico da cidade. Elas percorrem 8km de extensão formando um grande calçadão e de lá pode-se observar o mais belo por do sol da cidade.
Atravessando as muralhas, um charmoso passeio de charrete leva a conhecer diversos casarios coloridos de sacadas projetadas sobre o passeio revestidas por flores, com bares, restaurantes e lojas. Alguns ainda insistem em se manter como moradia e bares populares o que me fazia perceber a realidade do país enquanto desfrutava das experiências turísticas do lugar.
Mas foi ao entardecer que me encantei com o cenário… A salsa alegre tocava ao fundo, pessoas ocupavam as praças a procura de bom papo e drinks gelados, moças vendiam frutas frescas, crianças brincavam… Uma atmosfera muito simples e feliz…
E na esquina da Praça Bolivar a Torre da Catedral de Acendia construída entre 1577 e 1612, a catedral é característica do reinado de Felipe II, terceira e última etapa da arquitetura renascentista espanhola.

Tour Virtual

tour 360

Tour Virtual são várias fotos panorâmicas interligadas onde o visitante consegue ver todas as instalações do espaço como se estivesse no local.

São imagens geradas de várias fotografias alinhadas para formar um panorama com até 360 graus.

Inovador como produto final, um Tour Virtual consegue mostrar em uma única imagem, cenários fechados, grandes ou pequenos, paisagens, naturais ou arquitetônicas e qualquer tipo de imagem que não cabe em uma foto única.

O Tour Virtual 360º é a melhor maneira de proporcionar ao visitante a sensação de estar dentro do ambiente retratado ou ainda ver uma cena, paisagem ou ambiente fechado em todos os seus ângulos. Permite uma exploração em profundidade do local em um único ambiente interativo.

Mariela Felippetti Arquitetura de Estilo em parceria com Thomas Erh convidam para um tour virtual pelo espaço Rock’n'office, o escritório mais rock’n'roll da Casa Cor 2012.

Tour 360 – Rock’n'office – Casa Cor 2012

Uma fonte de inspiração

Rock'n'office

Jean-Michael Basquiat

Grafite é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana – em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.

Normalmente distingue-se o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, quase sempre considerada como contravenção.

Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.

Rock’n'office na Casa Cor 2012!

grafite_043

Como neste  ano a Casa Cor evidencia moda, estilo e tecnologia, escolhi mostrar no espaço o estilo de vida do admirador do Rock and roll.

rock and roll (conhecido como rock’n'roll) é um estilo de musicalidade que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e início dos anos 50, com raízes na música country, blues, R&B e música gospel,  rapidamente se espalhou para o resto do mundo.

O instrumento mais comum neste estilo é a guitarra. Sempre presente nas bandas, podendo ser um único instrumentista ou dois com funções diferenciadas (guitarrista base e solo).

A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical como visto nos filmes e na televisão e de acordo com a mídia que se desenvolvia na época – influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem.

Foto: Carin Mandelli

 

 

 

Casa Cor 2012

O espaço Rock’n'office trata-se de um ambiente despojado, onde todas as misturas se encontram sem regra na combinação.

Quando trabalhamos com a mistura de estilos, texturas e revestimentos a intenção é mostrar que ‘tudo é possível’ na arquitetura, assim como na moda. Não existe uma fórmula  pronta e sim a busca do equilíbrio do espaço, refletindo o estilo de vida do admirador do rock’n’roll.

Aqui misturamos peças clássicas com tecidos também usados no vestuário e evidenciamos o uso de objetos utilitários ou decorativos desgastados pelo tempo o que prova que boas escolhas são eternas.

Foto: Carin Mandelli

Bupropion

Personalização ao nosso alcance!

Sempre quando conheço alguma coisa que me chama atenção, penso… Tenho que postar isso no blog! As pessoas precisam saber!
Então aí vai!
Sou completamente vidrada em personalização! Qualquer recurso que me permita ter algo diferente, só meu como peça decorativa me atrai muito!
Essa semana me surpreendi com o trabalho da rvalentim (rvalentim.com). Empresa de SP onde é possível criar a sua própria estampa e imprimir digitalmente, criando um produto único!
No próprio site vocês poderão escolher peças prontas, como almofadas, cadeiras… Mas criar um modelo só seu, com o tema a escolher é uma idéia e tanto!
Foi assim também quando descobri a Metalurgica Navegantes (www.metalurgicanavegantes.com.br) e a possiblidade do corte a laser em chapas de 1,50m de largura e até 6m de comprimento (ferro, acrílico ou mdf). É magico! Criei o painel do forro da Casa Cor RS 2011, podem conferir aqui no site.

E o melhor, estas duas dicas tem valores acessíveis!
Quer saber mais? Acessa lá ou me manda um email!

Isoptin

Delicados Detalhes

Durante o final se semana remexi em algumas fotos de viagem e me dei conta de como me chama atenção, nos lugares que visito, composições de ladrilho e vitrais. Acho mágico o fato de desenhar cada pecinha, muitas vezes minúsculas, ate formar um equilibrado painel. Uma grande loucura de arquiteto é essa… Imaginar como grandes mosaicos foram concebidos! Eu não fujo a regra!

Neste post anexei alguns que gosto muito e pra quem não sabe do que estou falando, vindo da Wikipédia, um esclarecimento rápido!

Ladrilho

É uma pequena placa de cerâmica, mármore, mosaico, etc., de vários formatos, utilizada para constituir um revestimento.

São peças em geral quadradas ou retangulares, de cerâmica, de barro cozido ou de cimento, empregada no revestimento de paredes ou de pavimentos.

Um conjunto de ladrilhos, lado a lado, de modo que não deixe espaços vazios entre eles, é chamado de mosaico.

O vitral (da língua francesa “vitrail”)

É um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens. É um dos elementos arquitetônico característicos do estilo gótico

FELIZ EM ESTAR FAZENDO A MINHA PARTE!

Um projeto que em breve vocês verão aqui no site esta tendo um gostinho especial durante o planejamento… Pois é o projeto da casa em que talvez eu vá morar o resto da vida! Já escrevi isto aqui no blog…

A realização de sonhos nos emociona muito na profissão de arquiteto e a realização de um sonho próprio… Sem comentários! Mas o post de hoje tem o foco em um importante passo dado no projeto da casa da minha família! Fiquei impressionada com o trabalho da arq. Danile Tubino me apresentou! As soluções possíveis apresentadas para serem agregadas ao meu projeto como forma de diminuição do impacto ambiental da construção civil e idéias maravilhosas visando o conforto térmico da edificação me “iluminaram”!

Então a dica de hoje fica para meus colegas conduzirem os clientes a buscar uma obra mais limpa sabendo que ao longo do tempo ele possa perceber, que as soluções contidas em projeto valeram a pena, tanto para o bolso, na economia de energia e diminuição do uso de água tratada e no conforto térmico alcançado sem o uso de condicionadores artificiais, sem abrir mão da estética!

Feliz em estar fazendo a minha parte!

canadian pharmacy Dipyridamole